CNV na Escola



A Educação cada vez mais é entendida como um projeto amplo, que precisa abranger toda a complexidade do ser humano. Não mais restringida aos aspectos cognitivos, a Escola é convidada a incluir em seus processos pedagógicos as dimensões social, cultural, espiritual e emocional, possibilitando o desenvolvimento dos pilares da Educação descritos pela Unesco: aprender a Conhecer, aprender a Fazer, aprender a Ser e aprender a Conviver. No que diz respeito aos dois últimos, a Comunicação Não Violenta (CNV) tem muito a contribuir.

No contexto da Educação, a Comunicação o Não Violenta pode abrir caminhos de compreensão e comunicação entre professoras/es e alunas/os, apoiando o exercício do diálogo, o desenvolvimento das competências socioemocionais e a resolução de conflitos como oportunidade de aprendizagem da convivência.

Ela propõe alternativas a posturas autoritárias em sala de aula, sem correr o risco de cair na permissividade. Assim, o aprendizado e a vivência da CNV pelas/os professoras/es possibilita a criação de uma ambiência de cooperação e respeito mútuo na escola, o que favorece e potencializa os processos de aprendizagem.

A Comunicação Não Violenta nos oferece ferramentas concretas para:
  • lidar com os conflitos entre os alunos dentro e fora da sala de aula
  • manter a calma, mesmo em situações desafiadoras
  • escutar por trás das palavras e compreender as mensagens por trás dos comportamentos das crianças e adolescentes
  • apoiar as crianças e adolescentes a escutarem a si mesmas e aos outros
  • se expressar com assertividade, sem fragilizar os vínculos
  • buscar soluções que equilibrem as necessidades de professoras/es e alunas/os

Quer levar a CNV pra sua escola? Entra em contato pelo whatsapp: (85) 9.9997.8171

Conheça mais sobre a Comunicação Não Violenta na escola clicando aqui