Quanto mais certezas, menos conexão
O ser humano está mudando a todo momento - e não só num sentido linear de transformação, mas também de acordo com as circunstâncias e como elas impactam nossas necessidades.
Toda vez que nos relacionamos do lugar de quem tem certeza de algo sobre o outro, nós nos afastamos. Se você acha que sabe exatamente quem o outro é, o que ele quer ou como vai reagir em determinada situação, possivelmente não conseguirá compreender essa pessoa. E talvez você diga algo que vai gerar no outro o desejo de se explicar, de se defender, uma atitude reativa.
Enxergar o outro a partir de nossas certezas deixa sempre algo de fora. E todos nós queremos ser vistos por inteiro, inclusive em nossa possibilidade de nos transformar.
Olhar para o outro com curiosidade tem o poder de conectar. Quem é essa pessoa agora? Como ela se sente, o que precisa? Essa atitude compreensiva convida pra perto, gera conexão e desperta o desejo de também compreender e dialogar.
Então se você quer se conectar ou reconectar com alguém, busque exercitar essa atitude de curiosidade e abertura ao outro.
Precisa de apoio pra superar os obstáculos que te impedem de ver o outro além das tuas certezas? Você pode fazer esse caminho na Mentoria em Comunicação Não Violenta. Saiba mais aqui