Dialogar é sobre compreender e ser compreendido

 O que você faz quando a outra pessoa não compreendeu o que você quis dizer?

Comunicação significa construir sentido juntos.E acontece sempre em dois sentidos: expressar-se e escutar.

Quando você fala algo, a outra pessoa vai escutar o que você disse por um filtro: a interpretação que fazemos está ligada à nossa história de vida e também ao que sentimos e precisamos naquele momento. E muitas vezes a pessoa vai compreender algo diferente do que você estava tentando expressar. Mas se queremos uma comunicação que cuida das nossas relações, precisamos nos preocupar com isso.

Sem a intenção de COMPREENDER e SER COMPREENDIDO, a Comunicação Não Violenta não vai "funcionar".

Então não tem essa de: “eu não falei isso, foi você que entendeu errado”. Se você quer dialogar, então o que ela entendeu do que você disse também é “problema” seu – mesmo que a resposta dela te faça pensar que ela é %&$#@. Talvez seja preciso escutá-la primeiro pra entender como ela está interpretando o que você disse, antes de falar de novo.

Então, pra viver a CNV, é preciso descobrir o que fazer com aquelas coisas que escutamos que nos tiram do sério pra seguir dialogando. E sim, isso pode ser bem desafiador…

Por isso precisamos de espaços de apoio, onde possamos traduzir nossos pensamentos e compreender melhor a nós mesmos, pra então abrir espaço para a compreensão do outro.

Quer conhecer a mentoria individual de Comunicação Não Violenta? Dá uma olhada aqui