5 podcasts pra descolonizar a mente (e o coração)



Quando escuto um podcast que me toca profundamente, saio compartilhando por aí. Às vezes, quando uma conversa com alguém me lembra algum episódio, mando mensagem em particular. Quero ressoar essas vozes que me alumiam o caminho.

Então resolvi juntar aqui essas indicações, pra inspirar e ajudar você a enxergar e escutar pessoas, histórias, músicas e imagens que foram (e continuam sendo) silenciadas nesse nosso Brasil. Pega as dicas!

Projeto Querino: Fatos, datas e nomes da História do Brasil que você não aprendeu na escola por causa do racismo estrutural. Podcast em 8 episódios, apresentado por Tiago Rogero. Seu conteúdo também foi publicado (e expandido) em um site e um livro.

Os caminhos de Niede Guidon: A trajetória dessa mulher, cientista e militante brasileira (vivíssisma da Silva) que desafiou e desafia o status quo no Brasil e no mundo. Podcast em 8 episódios apresentado por Kelly Cristina Spinelli. Pra conhecer o nordeste, o Piauí e o sertão para além dos rótulos.

Axé das plantas: Aqui as plantas medicinais são o pré-texto pra falar de ciência, espiritualidade, racismo, e muito mais! A primeira temporada tem 5 episódios, apresentados por Vagner Rocha e Victor Diógenes. A nova temporada já está no forno (ebaaa!).

Tramas coloniais: histórias sobre o colonialismo, a colonialidade e a descolonização das nações da África e como elas repercutem em nós, aqui do outro lado do Atlântico. Podcast em 7 episódios, apresentado por Raquel Sirotti e Gabriela Montoni. Também tem um site com conteúdos extras.

Escute as mais velhas: quem veio antes de nós e abriu caminho pra que as mulheres (no plural) possamos ocupar tantos espaços hoje? Vamos escutar Sueli Carneiro, Neca Setúbal e várias mulheres que elas convidaram pra contar histórias de desafios, luta e superação do feminismo brasileiro.

E aí, você já conhecia esses podcasts?