Uma Educação que enriquece a Vida


Educação que enriquece a vida. Essa é a tradução literal do título do livro de Marshall Rosenberg, o criador da Comunicação Não Violenta, sobre sua experiência e proposta para as escolas. O título original em inglês é: Life-enriching Education.

No Brasil, o livro foi publicado em 2021 pela editora Palas Athena com o título “Educação para uma vida mais plena”. Seu subtítulo dá pistas sobre o que Marshall apresenta ali: “Comunicação Não Violenta ajudando escolas a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, reduzir conflitos e fortalecer bons relacionamentos”.

Como já dissemos em um texto anterior, a Educação para uma vida mais plena pode ser descrita como o processo educativo que pretende servir à vida em si, e baseia-se na premissa de que a dimensão das relações (entre professores e alunos e dos alunos entre si) é tão importante quanto a dimensão da aprendizagem dos conteúdos.

Em seu livro, Rosenberg aborda vários aspectos da Educação que enriquece a vida, comparando-a com uma educação que, mesmo sem que os professores percebam ou tenham a intenção, acaba por fortalecer sistemas de dominação. Esta é marcada por avaliações moralistas, e a motivação dos alunos para estudar ou se comportar de determinada forma está ligada ao medo de ser punido e rotulado, ou ao desejo de receber recompensas e elogios.


Ao propor uma Educação que enriquece a Vida, Rosenberg vai explicando e exemplificando:
  • Como as/os professoras/es podem se comunicar com os alunos para a cultivar o aprendizado e a disciplina, ao mesmo tempo que mantém o respeito, se libertando dos rótulos e avaliações moralizantes;
  • Como as/os professoras/es podem compreender as motivações dos alunos, mesmo que eles não falem claramente ou até mesmo se comportem de modo contrário às regras da escola;
  • Como criar comunidades de aprendizagem e fortalecer relações de parceria entre professoras/es e alunas/es;
  • Como lidar com os conflitos de modo não-violento no contexto da escola.
A “Educação para a Vida mais plena” nos mostra que o aprendizado dos conteúdos e o cuidado com as relações não são inconciliáveis, pelo contrário: cultivar relações de confiança entre professoras/es e alunos potencializa as condições para que estes desejem e se movimentem para aprender, e esse aprendizado é mais significativo e integral.

Quer conhecer mais sobre a Educação que enriquece a Vida e como ela pode ser vivenciada na sua escola? Vem participar do nosso Grupo de Estudo Educação para a Paz. No Ciclo 2, que inicia dia 05 de agosto, vamos estudar e dialogar sobre alguns capítulos desse livro. Pra se inscrever, preenche o formulário no site do Instituto Zeza Weyne.

Postagem publicada em parceria com o Instituto Zeza Weyne. Para saber mais, acesse o site do Instituto.