Como lidar com os conflitos que aparecem na escola?
Conflitos são parte de toda relação humana, em todos os espaços de convivência. Não é diferente no caso das escolas.
Os conflitos nascem das diferenças e discordâncias que existem naturalmente entre as pessoas e são um sinal de que aquela relação precisa de ajustes. É impossível evitar que o conflito apareça, mas é possível lidar com ele de uma forma saudável e construtiva. Então, quando as crianças e adolescentes vivem conflitos na escola, quem as apoia? Quem está disponível para ajudá-las a lidarem com as diferenças e discordâncias?
Se sabemos que conflitos fazem parte de todas as relações, que portanto eles inevitavelmente aparecerão na escola, é preciso criar intencionalmente espaços e recursos para lidar com eles.
Faz parte de um bom planejamento escolar preparar os profissionais da educação e criar estratégias para que o conflito possa ser acolhido, cuidado e de preferência aproveitado como parte do processo de aprender a conviver. Isso envolve preparar professoras/es para identificar e compreender as situações de conflito, oferecer a elas/es ferramentas para escutar as crianças e adolescentes e mediar um diálogo.
Também as próprias crianças e adolescentes podem aprender a escutar e mediar diálogos que as leve a soluções que cuidem de todos, e ainda há a possibilidade de criar núcleos dentro da escola voltados especificamente para essa função. Na prática, isso significa ganhar tempo!
Quer incluir a resolução de conflitos no planejamento da sua escola? Nós podemos te apoiar! Entra em contato e te apresentamos uma proposta!
Postagem publicada em parceria com o Instituto Zeza Weyne. Para saber mais, acesse @institutozezaweyne