Os sentidos do Natal
Como uma pessoa que não segue nenhuma religião cristã, levei muitos anos pra construir um sentido para o Natal. A própria tradição da minha família materna, de reunir todo mundo, fazer ceia e trocar presentes, foi a base pro meu entendimento de que "Natal é celebrar a família". É isso que vou fazer esse ano, porque é o que faz sentido pra mim - e tou lamentando muito a ausência de algumas pessoas que estão distantes.
Ao mesmo tempo, nesses últimos dias escutei de várias pessoas (tanto nos atendimentos como em conversas informais) que iriam passar o Natal sozinhas ou com amigos. São pessoas que, mesmo tendo a opção de estar com a família na noite do dia 24, escolheram algo diferente. E escolheram de forma consciente, pensando no que cuida delas mesmas e respeitando seus limites.
Talvez elas tenham recebido uma certa pressão pra estar na festa ou tenham escutado críticas dos parentes, que provavelmente não compreendem sua decisão. Sim, pode der difícil entender alguém que escolhe não estar presente no momento que por definição é uma festa em família. Esse é mais um aprendizado cultural que precisa ser desconstruído, assim como a ideia de que "família é amor". Não necessariamente.
Muitas famílias tem sim uma convivência amorosa e nutritiva, outras não. Algumas famílias estão passando por momentos de conflito, e mesmo em lares amorosos, na nossa cultura patriarcal, a família pode sim ser espaço de reprodução de machismo, raciscmo, adultocentrismo, LGTBfobia e outras violências estruturais. Isso aparece no Natal como as famosas perguntas inconvenientes: "já casou?", "cadê as namoradinhas?" ou "esse ano tá mais gordinha, hein?".
E isso pode ser muito doloroso para algumas pessoas, e elas podem escolher se proteger disso, seja não indo à ceia de Natal, seja escolhendo ir e permanecer atenta e conectada consigo mesma para evitar conversas que as machuquem.
Meu desejo de Natal é que possamos cada vez mais fazer escolhas conscientes sobre o que cuida de nós, ao mesmo tempo que também possamos cada vez mais compreender como nossas escolhas afetam os outros ao nosso redor, não só na noite da ceia, mas por todos os dias do ano.
Desejo uma Noite Feliz pra você, independente de como escolheu desfrutá-la!