Percebemos que é cada vez mais urgente uma Educação para a Paz nas escolas

 

Em outubro desse ano, o Ministério da Educação (MEC) publicou um importante relatório sobre os ataques às escolas no Brasil. Um grupo de trabalho (GT) com diversos profissionais se debruçou a estudar esses ataques, suas semelhanças e causas, e propor soluções e políticas públicas.

O relatório nos revela algo muito importante: a maior parte dos ataques foram praticados por alunos ou ex-alunos, movidos por ressentimentos relacionados a situações de fracasso e violência experienciadas na vida e na comunidade escolar. Além disso, o estudo revelou que os ataques foram direcionados igualmente a escolas públicas e privadas, se considerada a proporção de instituições de cada tipo existentes no país.

O GT identificou que os ataques às escolas são um fenômeno múltiplas causas. Porém dentre elas, algumas estão diretamente relacionadas à questão da disciplina, ao modo como a escola lida com os conflitos e à convivência na escola. O relatório cita alguns problemas relacionados:

- a cobrança arbitrária de resultados;

- o uso da punição como técnica de controle e enfrentamento à indisciplina;

- comportamentos ligados a provocações, agressões físicas, bullying, preconceito e discriminação.

Também foi identificada a insuficiência na formação dos professores e outros profissionais escolares para a mediação de conflitos e promoção da convivência escolar, o que resulta em falta de escuta e diálogo, realimentando as micro violências institucionais.

Diante dessa realidade, percebemos como sendo cada vez mais urgente que voltemos esforços para o desenvolvimento de uma Educação para a paz nas escolas. O Instituto Zeza Weyne tem se dedicado a colaborar com as instituições escolares e de promoção de direitos na formação dos profissionais das escolas, oferecendo conhecimento e ferramentas para o fortalecimento de vínculos, a promoção da cultura do diálogo e da convivência respeitosa e a intervenção diante dos conflitos e indisciplina, a partir de uma perspectiva que contribui para o fortalecimento da cultura de paz nas escolas.

Quer levar nossas atividades pra sua escola? Entra em contato com a gente!

 

Postagem publicada em parceria com o Instituto Zeza Weyne. Para saber mais, acesse @institutozezaweyne