CNV e mediação de conflitos na Unifametro

 


Ensinar Comunicação Não-violenta não é apenas apresentar uma teoria. Sim, existem alguns conceitos importantes a serem apresentados, mas há muito mais. 

Ensinar CNV tem a ver com compartilhar nossa própria prática e mais ainda, vivenciar a Comunicação Não-violenta enquanto estamos facilitando. Isso pra mim é ao mesmo tempo um desafio e uma grande oportunidade de aprender, de me desenvolver e de fortalecer minha congruência.

Sabe aquele famoso ditado "trocar o pneu com o carro andando"? Entre uma proposta de exercício e outra, escutar o corpo, fazer um mergulho de auto-conexão, reconhecer nossas próprias necessidades, fazer um exercício de empatia silenciosa, checar com os alunos e fazer uma escolha consciente de como seguir com a aula, inclusive abandonando o planejamento pra seguir exercendo o "poder-com".

Nessa terça-feira, tive uma incrível experiência assim, junto com os alunos do curso de Psicologia da Unifametro, na Disciplina de Psicologia e Mediação de Conflitos. Super agradeço à Professora Lívia Cavalcante pelo convite e pela disponibilidade de sentar na roda como aprendiz. Também aprendo muito com você, querida!