Belas Palavras - comunicação e vínculo


“Ñe’e porã, na língua e na cultura guarani, significa “as belas palavras”, aquelas que impulsionam o outro que escuta ao encontro com sua luz, com o que há de melhor dentro de si mesmo. São palavras faladas e escutadas de coração a coração” (Nilton Fisher)

Belas Palavras é uma expressão do povo Guarani. A expressão original "ne'e porã" pode ser traduzida como belas palavras, palavras formosas, palavras sagradas... É que beleza e sacralidade estão muito próximas na cultura guarani - a palavra “porã” significa ao mesmo tempo belo e sagrado.

Assim também é com a palavra “ne’e”, que sintetiza as ideias de palavra, linguagem e ser/alma, como nos explica Kaká Werá, em seu livro Tupã Tenondé: “Para o pensamento Guarani, ser e linguagem, alma e palavra são uma coisa só”.

Para mim, as belas palavras guarani são fonte de inspiração para um jeito de viver e de nos comunicar que cuida das nossas relações, que reconhece que a Vida é sagrada e que estamos todos interconectados por natureza: ligados por fios invisíveis de uma grandiosa Teia.

Podemos reaprender a conviver a partir desse princípio, fortalecendo o vínculo consigo mesmo, com o outro e com a totalidade. E essa caminhada, que começa em mim mesma, necessariamente integra corpo e consciência, movimento e palavra.

No Projeto Belas Palavras – comunicação e vínculo, desenvolvo atividades voltadas ao mesmo tempo para a educação socioemocional, o fortalecimento de vínculos e a transformação social, fundamentadas na Comunicação Não Violenta, na Educação Biocêntrica e Biodança, além dos Círculos de construção de paz e os jogos cooperativos.

Aqui nesse blog reúno textos autorais sobre esse trabalho e minhas referências, além de relatos e divulgação das atividades.

Seja bem vinda/o. É um prazer te receber aqui!