O que é Disciplina Restaurativa?


  “Quando existe ansiedade, medo, desconfiança, esses sentimentos interrompem a habilidade das pessoas de aprender e também acessar todo o potencial do seu cérebro” (Carolyn Boyers)

A Disciplina Restaurativa apresenta uma outra maneira reestabelecer a disciplina quando ela é quebrada, sem ter de recorrer à punição, às ameaças e às recompensas. Quando optamos por utilizar a Disciplina Restaurativa, significa que nós estamos olhando para os atos de indisciplina não apenas como uma violação de regras ou de um código, mas sim como a violação de pessoas e relações.

É para cuidar das pessoas e das relações (a serviços das quais nós criamos e respeitamos regras) que podemos usar estratégias de disciplina onde buscamos compreender:

  • quem são as pessoas que se foram machucadas pelo ato de indisciplina e como elas precisam ser cuidadas;
  • como a pessoa que cometeu o ato de indisciplina pode se responsabilizar por esse cuidado, reparando os danos (emocionais, físicos, relacionais) causados sem ser estigmatizada como "o problema";
  • que necessidades levaram ao ato de indisciplina e que necessidades foram gerados por ele.
Essa forma de lidar com a (in)disciplina contribui para fortalecer a autonomia, o pertencimento e os vínculos entre as pessoas, construindo disciplina não pelo medo da punição, mas pelo respeito ao outro e pelo que ele representa pra mim.

Texto por: Carla Weyne e Caco de Melo Neto

Você se interessa em levar a Disciplina Restaurativa pra sua escola? Vem pro nosso Curso "Disciplina Restaurativa nas Escolas”. Mais informações aqui ou pelo whatsapp: (85) 9.9941.3333