A parte mais importante do aprendizado


“Mamãe, não importa quão boa uma escola seja. Em relação às aulas, os alunos não tem escolha de fazer ou não.”

Essa frase apareceu em uma conversa com Benki sobre a aula de Educação Física. Você consegue ouvir a necessidade desatendida por trás do que ele disse?

Benki, como todas as crianças e adolescentes - ou melhor, como todos os seres humanos - quer cultivar sua Autonomia: a possibilidade de escolher sonhos, projetos, valores.

Imediatamente lembrei de uma lição que Marshall Rosenberg diz ter aprendido com Carl Rogers:

“Não gostaria de decidir sozinho o que é importante que vocês aprendam, pois acredito que o aspecto mais vital do aprendizado seja a escolha do que vale a pena aprender. Se eu fizer essa escolha sozinho, todos os dias estarei reservando a parte mais importante do aprendizado para mim mesmo.” *

Fazer escolhas conscientes é uma das atitudes essenciais da Comunicação Não Violenta. Essa habilidade também está relacionada a uma das competências socioemocionais que devem fazer parte do processo de aprendizagem dentro de todas as escolas: a tomada de decisão responsável.

E você, já se incomodou ao ter que estudar algo que não te interessava? Como você aprendeu a fazer escolhas sobre o que vale a pena investir seu tempo e energia?

* no livro Educação para uma vida mais plena, de Marshall Rosenberg.