Vivência pedagógica com famílias em Caiçara


 "Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão, todo artista tem de ir aonde o povo está"

Esse final de semana foi de reencontro com algo muito importante pra mim. E chorei de emoção, logo antes de começar a primeira, das duas vivências pedagógicas sobre Comunicação Não Violenta que facilitei com a Taís Ziegler no sábado.

Compartilhar CNV com as famílias da Escola Municipal de Caiçara (comunidade no município de Cruz, interior do Ceará) foi um presente e um desafio.

Saí de lá cheia de celebração, vários questionamentos e com muita vontade de aprender mais sobre como dialogar sobre CNV com elas e eles.

Bem no fundo do meu peito, minha alma de Psicóloga Comunitária vibrava. E me lembrei da artista que aprendi a ser com meu mestre Cezar Wagner e tantos outros mestres que encontrei pelos caminhos da PsiCom.

E nessas duas vivências, minha partilha sobre CNV se fez arte, encontro, escuta, acolhimento, diálogo, com um profundo respeito pelas histórias (e também pelos silêncios) que cada uma partilhou ali, naquela quadra da escola.

Minha profunda gratidão a Taís Ziegler pela parceria, a Siomar Ziegler e Daiane pela articulação do projeto, a Franscisco e Erica, coordenador e diretora da Escola, e todas as famílias com quem trocamos e aprendemos tanto, em especial as duas Marias, Stefany e Sofia, que contribuíram com suas histórias!

Em breve voltaremos!