Fotos pra celebrar


 Tirar fotos nunca foi prioridade pra mim. Eu associava essa história de ficar posando a um tipo de vaidade que me trazia desconforto – e ainda me traz um pouco, confesso. Mas principalmente eu preferia viver o momento presente, priorizar o aqui-agora em vez de ficar preparando algo pra eu lembrar depois.

Mas de uns tempos pra cá, comecei a perceber que as fotos com pessoas queridas seriam uma estratégia interessante pra celebrar, em especial em datas importantes pra mim e pra elas. E… eu não tinha essas fotos! Foi então que comecei a dedicar um tempinho (não muito) pra esse momento “pose pra foto”. No Natal do ano passado, fizemos algo assim no encontro da minha família.

Por isso, fui procurar na pasta “Natal 2020” fotos com a minha mãe pra celebrar o aniversário dela hoje. E encontrei essas duas: em uma delas ela está chamando meu pai, e eu sei disso porque a imagem seguinte era uma foto de nós 3 juntos. E na outra, eu estou chamando o Benki – sim, na foto seguinte estamos nós 3 abraçados.

Não temos uma foto perfeitinha, bem posada, só de nós duas. Fiquei pensando que nós duas somos assim, estamos sempre cuidando, chamando, juntando gente. Tá, não sempre, sei do perigo dessa palavra. É um jeito de dizer. Mas é algo que eu admiro e que aprendi com ela.

Por isso hoje, mãezinha, quero reverenciar tua capacidade de juntar gente ao teu redor, e cuidar e fazer bem. Te ver rodeada de amigas/os, seja no quixó, pelo Brasil a fora ou mesmo numa tela do Zoom, me inspira e me traz uma alegria enorme de ver o quanto você é amada.

Sou feliz demais, porque o amor que essa gente toda tem por ti transborda pra mim, pra todos nós. E eu também te amo muito. Feliz vida!