Baralhos de CNV
Meu filho diz que eu sou a louca dos baralhos. Sou mesmo! Ahaha. Esses 3 aí da foto são os meus.
Eu adoro usar os “baralhos” de CNV nas minhas práticas de auto-empatia. Uso também quando quero oferecer empatia pra ele, que tem 10 anos – as cartinhas são um excelente recurso pra usar com as crianças.
Adoro usar também na facilitação dos encontros de prática. Sempre que eu uso as cartas nos grupos, alguém quer saber: como são esses baralhos? Por isso eu resolvi criar essa postagem falando um pouquinho dos baralhos que eu conheço e uso – não é publi patrocinada, viu?! Rsrs.
Os baralhos de Comunicação Não Violenta em geral tem 2 tipos de cartas: sentimentos e necessidades. Elas podem ser usadas juntas ou separadamente. E existem várias formas de “jogar”: sozinho, em par e em grupo.
O Grok é publicado aqui no Brasil pela Colab Colibri. Ele vem com um manual, e também tem uma plataforma colaborativa com várias formas de jogar, onde podemos trocar experiências e buscar inspiração.
O Jogo Empatia foi criado pelo Luiz Pura Luz. Ele não tem manual, mas tem um perfil no instagram com vários vídeos e dicas de como usar as cartinhas. Além das cartas de sentimentos e necessidades, esse jogo tem cartinhas de escolhas, pra nos ajudar a pensar nas estratégias que cuidam do que é importante pra nós. Ele tem também outros baralhos “irmãos”, que eu ainda não conheço.
O CNV Ilustrada é uma co-criação da Konekti, Colibri e Boora Brincar. Ele vem com um livreto com ilustrações muito fofas, apresentando a proposta de mudança de paradigma da Comunicação não Violenta.
Abaixo você pode ver onde encontrar cada um deles:
Grok:
Produzido por: Colab Colibri
Diferencial: plataforma colaborativa
Onde encontrar: https://colabcolibri.com/loja-virtual/
Jogo Empatia:
Produzido por: Luiz Pura Luz
Diferencial: cartinhas de Escolhas
Onde encontrar: https://www.jogoempatia.com/
Produzido por: Konekti, Colibri e Boora Brincar
Diferencial: livreto ilustrado de CNV
Onde encontrar: https://cnvilustrada.com/#intro
