Assumir as necessidades



Assumir a responsabilidade pelas nossas próprias necessidades faz parte da libertação emocional.

Mas como assim? Responsabilidade não é algo pesado, que eu tenho que carregar sozinha/o?

Na visão da Comunicação Não Violenta, as necessidades são a energia da vida se expressando através de nós. Assumir que temos sim necessidades nos permite pedir aos outros para colaborarem para tornar nossa vida mais maravilhosa.

Saber que não sou refém do outro, que ele pode sim colaborar, mas não é o único responsável pela minha felicidade, me permite fazer escolhas conscientes pra cuidar de mim mesma – em vez de ficar resmungando e esperando por um(a) salvador(a).

Quando nos conectamos com nossas necessidades, nos reconectamos com nosso poder pessoal, liberando nossa criatividade pra descobrir soluções novas e também abrindo espaço para reconhecer as necessidades do outro.

“A libertação emocional envolve afirmar claramente o que necessitamos, de uma maneira que deixe óbvio que estamos igualmente empenhados em que as necessidades dos outros sejam satisfeitas. A CNV foi elaborada para nos ajudar a conviver nesse nível” (Marshall Rosenberg)

Te convido a experimentar. Lembra de uma situação em que você achava que não tinha escolha. Investiga quais eram as tuas necessidades nessa situação (tem lista de necessidades no link da Bio). Depois disso, imagina novas soluções, estratégias que poderiam cuidar dessas necessidades. Depois me conta como foi a experiência!