A girafa: símbolo da CNV


“Por que você tem orelhas tão grandes?” Sim, você deve reconhecer essa fala da história da Chapeuzinho Vermelho. Mas aqui a gente não vai falar do lobo mau não. Aliás, esse bichinho aí da foto representa a antítese da ideia de bom X mau. Com vocês, a Girafa!!!

Mas por que Marshall Rosenberg escolheu a girafa como símbolo da Comunicação Não Violenta? Ou melhor, como símbolo desse tipo de consciência que a CNV quer alimentar? (se não entendeu essa última pergunta, volte uma postagem).

Marshall se inspirou em uma aluna sua, que era professora de crianças, e resolveu levar a proposta da CNV pra elas de uma forma lúdica. E pra isso, escolheu esse mascote, usando girafinhas de brinquedo na sala de aula. Marshall passou a usar fantoches de girafa (e também de chacal) em seus workshops.

Tá, mas por que a girafa?

Bem, a girafa tem o maior coração entre os mamíferos terrestres, lembrando que a essa é uma linguagem que brota do coração.

Ela também tem um pescoço longo, que a permite olhar em várias direções e captar vários pontos de vista.

A girafa tem orelhas grandes, simbolizando a escuta empática, que é um importante caminho de conexão na Comunicação Não Violenta. A gente até costuma brincar que escutar com empatia é ouvir com orelhas de girafa.

E aí, esse mascotinho fez sentido pra você?