Dica de filme: O começo da Vida 2



 “A natureza é mais que um acessório, é uma necessidade!”
Essa foi uma das falas que mais me marcou no filme “O começo da Vida 2”, que aborda a importância para as crianças do contato com a natureza.

Ao mesmo tempo que denuncia o quanto nossa sociedade hegemonicamente tem deixado as crianças afastadas dos ambientes naturais, com muito tempo de tela, escolas áreas verdes e cada vez mais cimentadas, cidades que não pensam na infância como prioridade – situação que se agravou com o confinamento imposto pela pandemia –, o documentário anuncia diversas iniciativas ao redor do mundo para promover essa convivência com a natureza, trazendo, na voz de pesquisadores, professores e profissionais de saúde, os benefícios dessa conexão: redução da depressão e obesidade, aumento da expectativa de vida, melhoria na qualidade do sono...

Um grupo de navegação para crianças numa represa da cidade, escolas que usam parques, bosques e hortas como “sala de aula”, um santuário de plantas em meio a um bairro desértico, vivências para famílias no parque ecológico, um grupo de mães e pais que faz piqueniques nas praças, um acampamento para adolescentes na serra… e muitas, muitas crianças brincando, aprendendo, convivendo na e com a natureza.

E é Daniel, um dos participantes desse acampamento, que diz outra das frases que mais me marcou: “Se você não conhece um lugar que é como o mundo era há milhões de anos atrás, você não conhece o mundo direito”

O contato com a natureza é vital para o ser humano e, mais ainda, para as crianças. Esse filme nos inspira a ir um pouco mais lá pra fora. Bora? (por enquanto, com máscara e distanciamento).