Dica de filme: Amarelo - é tudo pra ontem
"A força do Amar pra construir esse Elo."
É assim que Emicida sintetiza o documentário produzido nos bastidores (e no palco) da gravação do seu disco e do show que ele(s) realizaram no Teatro Municipal de São Paulo.
É assim que Emicida sintetiza o documentário produzido nos bastidores (e no palco) da gravação do seu disco e do show que ele(s) realizaram no Teatro Municipal de São Paulo.
"Assim como um prisma decompõe a luz branca em muitas outras cores, eu gostaria de decompor o preconceito (...) A vida só faz sentido quando a gente se relaciona, quando a gente se encontra" (Emicida )
Acho que eu nem precisaria dizer mais nada além dessa frase pra recomendar esse filme. Mas vou contar que me arrepiei várias vezes assistindo esse cara contar da sua relação com a Natureza, com sua família (mãe, esposa, filhas...), com sua comunidade e seu povo. Me emocionei ao conhecer um pouco mais dos protagonistas negros da nossa História, em geral escondidos ou ausentes dos nossos livros didáticos.
E me encantei com a escolha cuidadosa da linguagem (que aqui envolve não só a palavra, mas o roteiro, o design, o uso da animação...), num movimento de se comunicar com quem muitas vezes está excluído dos espaços da Arte.
Sim, tudo isso além do trabalho primoroso com a música e a poesia, de alguém que sabe o que faz e porque faz, que vai nas nossas raízes e se reinventa, e que agrega muita gente incrível nessa caminhada.
Pra completar a dica, junto aqui o podcast da Rita Lobo em que ela entrevista Emicida. Pra mim foi mais emoção ainda ouvir esse papo de pé de fogão, porque pra mim cozinha também é lugar de cultivar e servir à Vida (desculpa o trocadilho, rsrs). O podcast se chama "Cadê a receita, Rita Lobo?", e esse é o episódio "Emicida e o amarelo da cúrcuma". Você ouve no Spotify ou qualquer tocador de podcast.
Deleitem-se e contem depois pra mim.