Biodança com Mães e Bebês

 
Quando Benki nasceu, decidi sair do meu trabalho de 40 horas semanais e me dedicar a cuidar do meu filho. Sete meses depois, comecei realizar alguns trabalhos, mas aceitava somente propostas que estivessem relacionadas a esse momento que eu estava vivendo ou que pelo menos o respeitassem, e me
permitissem ficar perto do Benki.

O grupo de Biodança com mães e bebês surgiu nesse contexto, junto com outros trabalhos voltados para gestantes e puérperas. Na verdade, esses trabalhos ligados à maternidade foram uma extensão da minha própria experiência de ser mãe, com as delícias e os desafios próprios dessa jornada. São também fruto da minha vontade de compartilhar com outras mães minhas vivências. Foi assim também que surgiu essa monografia que apresento aqui: pela vontade de compartilhar com outras pessoas (mães, participantes de grupos regulares, alunas/os das escolas, facilitadoras/es de Biodança) essa nossa dança, a dança da vida e do vínculo entre mães e bebês.

O grupo de Biodança com mães e bebês constituiu meu estágio supervisionado da Formação de Facilitadores de Biodança, na Escola de Biodança do Ceará, supervisionado pela facilitadora-didata Ruth Cavalcante. Fiz relatórios de cada encontro do grupo, em que registrei impressões sobre metodologia, participação das mães, reações dos bebês, delícias e desafios da facilitação. Para compor esse trabalho monográfico, fiz a sistematização desse material e das leituras que embasaram nossa atuação no grupo. Além disso, acrescentei uma compilação dos exercícios criados ou adaptados por nós para o contexto do grupo com mães e bebês, depoimentos das mães e das outras facilitadoras e algumas imagens de momentos vividos pelo grupo.

Desejo com esse trabalho compartilhar com a comunidade biocêntrica essa experiência tão encantadora e desafiadora de facilitar um grupo de Biodança com mães e bebês. 

Acesse a monografia completa clicando aqui.