Por que a CNV não funciona?
Algumas pessoas que leram o primeiro livro de Marshall Rosenberg me contaram que não conseguiram colocar a CNV em prática. Uma delas me disse com certa frustração: “eu sigo todos os passos, falo a observação, digo o meu sentimento, minha necessidade e faço um pedido em linguagem positiva, mas a outra pessoa ainda não me ouve!”
Por que é então que a CNV não está funcionando pra essas pessoas?
Comunicação Não Violenta não é sobre “seguir os 4 passos”, ela não pode ser reduzida a uma técnica. Comunicação Não Violenta é antes de tudo uma forma diferente de pensar, que vai além da visão de certo X errado, bom X mau. Em segundo lugar, a CNV é uma forma diferente de falar e de ouvir: eu falo sobre aspectos muito preciosos de mim mesma, e pra isso preciso correr alguns riscos; e eu escuto o outro para além das suas palavras, focando a atenção na beleza que se esconde por trás delas. Por fim, ela é também uma forma diferente de agir, em que eu usamos o poder, não para dominar as outras pessoas, mas para enriquecer as nossas vidas.
Então, colocar a CNV em prática exige que a gente
faça
algumas mudanças... em nós mesmas/os! Quer entender melhor essa
conversa? Vem aprender CNV com a gente! Oportunidade é o que não falta.
Olha só nossas atividades:
- Pra quem tá começado a conhecer a CNV: Curso Introdutório de CNV - a linguagem da Vida.
- Pra quem quer mergulhar na CNV integrada ao seu cotidiano: Aldeia CNV
- Pra quem já participou da Aldeia, e quer continuar integrando a CNV na sua vida: Grupo de Estudos e Práticas da Aldeia.