Quarentena com criança
Quem tem criança em casa, tem alguns desafios a mais durante a quarentena. Encontrar atividades para ocupá-los, conciliar os cuidados com o home-office, inventar brincadeiras quando estamos exaustas... Pra mim, o ponto central tem sido ajudá-lo a compreender esse momento, mas também cuidando pra que se sinta seguro e passe por isso da forma mais saudável possível. É tempo de recolhimento! E o interessante é que Benki captou isso de um modo sutil.
Logo nos primeiros dias da quarentena, ele pediu pra armar a barraca (dentro de casa mesmo). Levou almofadas, revistinhas, bichinhos de pelúcia... Desde então, tem construído cabanas em todo lugar: na cama, no chão, no sofá, com almofadas, travesseiros, mantas e o que mais servir.
Esse tempo de recolhimento envolve algum luto, é verdade. É preciso acolher a tristeza de não poder visitar os avós nem encontrar os amiguinhos mais queridos. Mas também nos convida a esse encontro com a gente mesmo, a essa introspecção - ir pra dentro. E abre espaço (e tempo!!!) pra algumas vivências que não nos permitimos (ou não permitimos às crianças) geralmente.
Benki tem descoberto isso de um jeito muito bonito...