Comunicação Não Violenta

 
A Comunicação Não Violenta (CNV) é um caminho para melhorar as nossas relações por meio de uma comunicação (verbal e não verbal) baseadas em respeito mútuo e cuidado consigo e com o outro. E aqui falamos das relações com os outros, mas também a relação consigo mesmo/a.
 
Ela foi desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, e propõe uma mudança na forma de enxergar o outro e a si mesmo, que se distancia dos julgamentos moralizantes e se aproxima de uma linguagem que serve à vida e cuida das necessidades de todos.
 
 Assim, a CNV nos ajuda a sair de um padrão de comunicação em que predominantemente julgamos o outro e, ou culpabilizamos a nós mesmos – tornando os conflitos frequentes e aparentemente insolúveis –, e nos permite construir uma forma de viver em que nos responsabilizamos pelos nossos sentimentos e necessidades, mas também passamos a estar mais atentos aos sentimentos e necessidades das outras pessoas.

Assim, vamos aprendendo progressivamente a nos expressar com autenticidade e escutar com empatia. Para isso, precisamos constantemente cultivar uma intenção: a de nos mantermos em conexão – com o outro e consigo mesma/o.  Comunicação Não Violenta é sem dúvida um caminho de transformação que nos leva ao encontro de nós mesmas/os e também à transformação social.
 
Na educação das crianças, a Comunicação Não Violenta nos oferece uma alternativa às estratégias de coerção, como castigos e recompensas, sem que precisemos "nos render" à permissividade. Assim, fica maisfácil fazer com que nossas ações estejam conectadas com nossos valores. Além disso, a CNV ajuda mães, pais e educadores a compreenderem melhor as necessidades das crianças, fortalecendo esse vínculo tão precioso e apontando saídas criativas para os conflitos. 


Pra saber quais grupos estão acontecendo e se teremos algum curso nos próximos dias, dá uma olhada na Agenda ou entra em contato comigo.