Belas Palavras - comunicação e vínculo




Belas Palavras é uma expressão do povo Guarani (n’ee porã). A palavra porã em guarani significa ao mesmo tempo “belo” e “sagrado”. As belas palavras guarani são aquelas palavras que brotam do coração, com verdade e pureza.  
Sempre me identifiquei com a cultura guarani, em especial pelo fato de ela ter a dança como um aspecto central. A dança organiza a comunidade e a subjetividade guarani. Eu pratico Biodança há mais de 15 anos e me tornei facilitadora em 2012. Essa abordagem de desenvolvimento humano entende que a Vida é sagrada, e que esse princípio deve guiar todas as nossas ações. Dançar a vida é reconhecer a grandeza de cada ser humano e sentir-se parte dessa grande Teia tecida com fios de Natureza.

Há alguns anos conheci a Comunicação Não Violenta, e em 2017 comecei a estudar e experimentar sua proposta em meu cotidiano, com minha família e, em especial, com meu pequeno mestre Benki. Comecei então a me aprofundar com cursos de facilitação com CNV. E passei a integrar essa abordagem em meus trabalhos com Biodança.

Cada vez mais venho descobrindo aproximações entre essas duas abordagens que, pela dança e pela palavra, propõem a construção de uma nova cultura, centrada na vida. Desse encontro, nasceu o Projeto Belas Palavras – comunicação e vínculo.